Autores: Terence Craig e Mary E. Ludloff
Muito do que constitui o Big Data é informação sobre nós. Através de atividades online, deixamos um rastro digital que revela quem somos, o que compramos, onde vamos e muito mais. O livro discute o debate fervoroso sobre privacidade e o uso de dados pessoais, como uma conclusão inegável: uma vez que os dados são coletados, não temos qualquer controle sobre quem faz uso deles e como são usados.
Mas o que significa “privacidade” na era digital? Você acredita que informação sobre você é uma commodity e que você é livre para trocá-la, por exemplo, por algum serviço digital gratuito? Ou você é do tipo de pessoal que acredita que a garantia à privacidade da informação sobre você é um direito inalienável? Questões como estas fazem o leitor refletir sobre o que ele entende por “privacidade” para onde queremos evoluir como sociedade neste aspecto.
O livro traz ainda informações valiosos sobre como: empresas que coletam, compartilham e vendem dados de usuários; como funcionam os mercados de dados e governos no que tange à políticas para o uso comercial de dados e políticas para oferecer segurança aos cidadãos. Dados pessoais são o assunto mais quente no mercado atualmente – verdadeiramente mais valiosa que ouro.