A falta de uma cultura movida a dados é, disparada, a principal razão para o fracasso de projetos de ciência de dados nas organizações. Muito fala-se em escassez de mão-de-obra especializada, que é um fato, mas nem isso é um problema maior que a falta de apoio da liderança às iniciativas analíticas para gerar valor.
Carl Anderson é um experiente cientista de dados e pesquisador na área que traz muita experiência prática quando o assunto é execução de projetos de data science. Mais do que uma boa equipe de cientistas de dados, o livro mostra como a cultura data-driven é fundamental para o sucesso neste tipo de empreitada, o que envolve colaboração de analistas, gerentes, diretores e até do conselho de administração.
O livro é rico e em exemplos de projetos analíticos em diversos setores e mostra o “caminho das pedras” para empreitadas bem-sucedidas. Este é um guia prático do que funciona e do que não funciona, onde, entre outras coisas, você aprende a selecionar e coletar dados da forma correta, formar equipes com as competências necessárias, avaliar ferramentas estatísticas e de dataviz e métodos de apresentação de resultados.
Além disso, o livro cobre temas importantes como privacidade e ética no uso de dados e a importância dos líderes de projetos de dados e posições emergentes como o chief data officer e o chief analytics officer.
O autor detalha o que ele chama de “cadeia de valor analítica”, um caminho crítico na construção de modelos de negócios preditivos que resultam em ações concretas (em oposição a meros planos no papel).
Um leitura essencial tanto para profissionais técnicos como de negócios que querem acelerar e implementar uma cultura de dados genuína, isto é, que fomente iniciativas de data science e, principalmente, que sejam capazes de produzir benefícios concretos em suas aplicações de negócios.